quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Envelhecimento








O envelhecimento é um processo inevitável, que se manifesta em redução progressiva dos tecidos ativos do organismo, como células e orgãos, bem como perda da capacidade funcional e modificações metabólicas. 

Para envelhecer de maneira ativa e saudável, é necessário praticar exercícios físicos, praticar exercício para o cérebro, manter uma alimentação saudável com alimentos naturais e nutritivos, evitar alimentos industrializados, alimentos ricos em gordura saturada, sal e açúcar.

A alimentação interfere no funcionamento cerebral, pois o cérebro é formado por células, que por sua vez são formadas por nutrientes, assim como todo o nosso organismo. Portanto, sua estrutura e função dependem dos nutrientes. Se a alimentação for inadequada, todo o corpo sofre, inclusive o cérebro. A alimentação ocidental é a alimentação da geração microondas, onde se quer tudo fácil e tendo o mínimo esforço. Esse tipo de comportamento, tem levado as pessoas a consumirem alimentos extremamente industrializados, que por sua vez são alimentos pró-inflamatórios e pró-oxidantes, e que geram vários desequilíbrios no organismo. O cérebro é bem mais suscetível a esses desequilíbrios, perdendo sua real efetividade. 

Adotar uma dieta para o cérebro serve para prenenir vários problemas futuros, pois a deficiência de um ou mais nutrientes na alimentação diária pode prejudicar o desenvolvimento cerebral, o que pode ter consequencias sérias como alzheimer, parkinson, morte de neurônios, falta de memória recente, falta de concentração e compreensão. A alimentação adequada pode retardar problemas cerebrais e prevenir muitos desses sintomas.


Alimentos que devem ser inseridos na rotina alimentar para ter uma vida saudável:

Cérebro:

• Peixe

Acredita-se que o cérebro do homem só foi desenvolvido quando ele chegou perto do mar, e isso deu indícios de que os peixes eram os responsáveis por tamanha evolução. Estudos mostram que uma parte do cérebro é composto de cadeias pollinsaturadas de omega 3, como as que são encontradas no peixe. Portanto, o peixe é útil nesse processo de ótimo desenvolvimento cerebral, olhos e sistema nervoso em geral.

• Azeite de Oliva Extra Virgem

Os ácidos graxos poliinsaturados como os que encontramos no azeite são os grandes responsáveis por estruturar e proteger a membrana celular, evitando desordens psiquiátricas e neurológicas.

• Antioxidantes

São um conjunto de substâncias que nos protegem dos excesso de radicais livres, tão presentes no processo de envelhecimento, que diminuem a produção de energia e provocam oxidação das células.

• Vegetais, legumes e frutas frescas

Vegetais, legumes e frutas frescam possuem um valor nutricional excelente para a atividade cerebral, pois são riquíssimos em vitaminas, minerais, flanonóides, ou seja, nutrientes que o cérebro necessita para função neurológica normal (vitamina C, manganês, iodo e cobre).

• Cereais integrais como quinua, aveia, amaranto, arroz integral

Cereais integrais também são ricos em diversos nutrientes (folato, tiamina, niacina, ferro) que promove a saúde e o bom funciomamento cerebral.

• Dieta Mediterrênea

Se fosse para resumir a saúde cerebral em uma dieta, seria a dieta do mediterrâneo, pois é uma dieta a base de todos esses alimentos descritos acima, comprovando sua eficácia.

• Alimentos anti-inflamatórios

Cúrcuma (curcumina), gengibre, canela, pimenta vermelha (capsaicina), frutas vermelhas (resveratrol), óleo de peixe (w-3), alho (alicina), entre outros.
Pele:

• Antioxidantes

A pele também precisa de antioxidantes para prevenir contra o excesso de radical livre.

• Alimentos ricos em Vitm C e vitam E

Antioxidantes poderosos para a pele.

• Alimentos ricos em Zinco

O zinco é essencial para formação de colágeno.

• Colágeno

A partir dos 25 anos o corpo já começa a produzir menos colágeno, então no processo de envelhecimento é super importante a reposição de substratos para a formação de colágeno. Conseguimos isso com o colágeno hidrolisado associado com vitaminas e minerais.

Para evitar que a saúde decline e o enevelhecimento chegue mais rápido, evite:

• Alimentos industrializados

• Alto consumo de produtos lácteos e carne

• Alto consumo de sal, açúcar refinado, gordura saturada e álcool. 


Para evitar que a saúde decline e o enevelhecimento chegue mais rápido, evite:

• Alimentos industrializados

• Alto consumo de produtos lácteos e carne

• Alto consumo de sal, açúcar refinado, gordura saturada e álcool









Nenhum comentário:

Postar um comentário